quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falece Pastor José Pimentel de Carvalho


Com muito pesar informamos que partiu para estar para sempre com o Senhor, hoje, 24 de fevereiro de 2011 às 8h, o querido e honrado pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba.

A vida do pastor José Pimentel de Carvalho, que nasceu em 8 de fevereiro de 1916, sempre esteve ligada ao ensino da Palavra de Deus. Quando se converteu, aos 14 anos, foi incumbido de ensinar a Bíblia Sagrada para os demais, por ser a única pessoa na sua congregação que sabia ler. Em 1937, antes de a CPAD ser organizada como pessoa jurídica, pastor Pimentel já trabalhava na editora rodando o mimeógrafo. Ele foi consagrado pastor em 18 de maio de 1945. Pastor Pimentel chefiou o Departamento de Escola Dominical da CPAD por oito anos, e foi responsável pela criação das primeiras lições bíblicas para crianças. Presidiu a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) em seis mandatos e a presidência da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado do Paraná (Cieadep) por vários mandatos, além de ter fundado o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus no Paraná e a Associação Educacional do Paraná. Mas, bem antes dessa carreira vitoriosa na Seara do Mestre, os primeiros anos como crente em Jesus não foram nada fáceis, precisando até mesmo enfrentar as ameaças de homens com foices, pau e pedras que se opunham a simples pregação do Evangelho em sua cidade natal - Valença, no interior do Rio de Janeiro.

Durante um culto realizado em uma fazenda na cidade onde morava, quando o então adolescente José Pimentel era mais uma vez o pregador da noite, ele lia o capítulo 25 do Evangelho de Mateus enquanto, do lado de fora, uma turba mandada pelo fazendeiro, que se opunha aos pentecostais, ficou a observá-lo. O jovem Pimentel não esmoreceu e continuou a leitura. Durante a leitura, houve um quebrantamento na igreja e, ao término da leitura do texto bíblico, seis jovens haviam sido batizados no Espírito Santo. Na oração feita após a leitura, outro jovem cai sobre seus joelhos e é batizado no Espírito, se levantando em seguida em direção à turba na porta, falando em línguas estranhas e profetizando uma mensagem que tocou seus corações. Cheios de temor, eles deixaram a porta do templo, só voltando no dia seguinte para dizer que os cultos poderiam continuar. Foi nesse mesmo culto que Deus usou um irmão em profecia para o menino José Pimentel, dizendo: “Meu servo, continue que Eu estou contigo”. Essa manifestação sobrenatural foi interpretada pelos presentes como um estímulo para continuarem a pregar Cristo em um lugar carente do Evangelho.

Pastor Pimentel casou em 24 de maio de 1938 com Rosa Maria da Conceição (já falecida), com quem teve 9 filhos. No Rio de Janeiro, pastoreou as ADs em Cordovil e Penha, ambas na zona norte da capital fluminense. Liderou ainda a AD em Cabuçu, Itaboraí, no interior do Estado.

Em 1962, a convite do pastor Agenor Alves de Oliveira, assumiu a presidência da AD em Curitiba (PR). Presidiu a CGADB de 1964 a 1966, de 1973 a 1975, de 1975 a 1977, em 1977 mais uma vez, de 1981 a 1983 e de 1985 a 1987. Chegou ainda a ser secretário da CGADB por oito anos consecutivos. Desde 2006, é presidente de honra da Convenção das ADs no Paraná (Cieadep). Ele é também autor de dois hinos da Harpa Cristã, hinário oficial da denominação: os hinos 541 (“Calvário, Revelação do Amor”) e 620 (“Na Jornada para o Céu”).

Pastor Pimentel termina a sua carreira com milhares de vidas conquistadas para Jesus, um ministério aprovado por Deus, 81 anos de vida com Jesus e 66 anos de profícuo ministério pastoral. Como Paulo, pode dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé; espera-me agora a coroa de justiça que receberei das mãos do meu Senhor”.

A informação que já temos é que o corpo do pastor Pimentel será velado no templo-sede da IEADC, sito à Avenida Cândido de Abreu, 367, Centro Cívico, Curitiba, PR.


Breve neste blog maiores informações.

CONDOLÊNCIAS:
O pastor José Wellington Bezerra da Costa, bem como sua esposa, irmã Wanda Freire da Costa, em nome da CGADB, UNEMAD, CONFRADESP e IEADSP - Ministério do Belém, juntamente com toda AD no Brasil lamenta este acontecimento, externando a toda família enlutada, bem como a AD em Curitiba, que perde seu líder maior seus sentimentos neste momento de dor.

A AD no Brasil perde, mais o Reino de Deus fica mais rico com a chegada deste grande homem de Deus que muito contribuiu com a propagação da mensagem da cruz nesta terra.

"Preciosa é aos olhos do Senhor, a morte de seus santos" Sl. 116.6

Um comentário:

  1. A Igreja e Ministério em Suzano São Paulo lamentam Juntos a perca de um grande patriarca que foi o Pr.JOSÉ PIMENTEL DE CARVALHO, Sem dúvida foi uma grande perca que a Igreja e Ministério tiveram em Curitiba e em todo Brasil, Meus pêsames a toda família enlutada bem como a toda Igreja e Ministério que pena só faltavam 110 dias para ele ter conseguido comemorar junto com todos nos os 100 das Assembléias de Deus no Brasil, mas o nosso Deus é que sabe de todas as coisa e se agradou Deus em ter recolhido ele hoje a gloria pois “Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos" Salmos 116:15”
    Att.
    Pr.Francisco Damião
    Suzano São Paulo
    24 de Fevereiro de 2011
    www.admissaosuzano.com.br

    ResponderExcluir